Naturalização no Brasil

Se o imigrante Italiano veio para o Brasil e se naturalizou brasileiro, ele abre mão de sua nacionalidade originária. Por diversos motivos o imigrante pode ter se naturalizado, mas o seu direito à cidadania pode estar mantido, desde que atenda às condições:

Nascimento ocorrido ANTES da naturalização: no momento do nascimento da criança, o genitor ainda detinha a cidadania italiana, assim a mesma foi transmitida a ela e suas gerações subsequentes.

Nascimento ocorrido DEPOIS da naturalização: no momento do nascimento da criança, o genitor já era brasileiro naturalizado, assim a cidadania não foi transmitida para o filho, nem para as gerações subsequentes. Infelizmente, se a naturalização ocorreu antes do nascimento do filho, não há nada que você possa fazer para conseguir a cidadania.

O Ministério da Justiça brasileiro possui um Departamento de Naturalização, que cuida justamente desse processo. Se o seu antepassado se naturalizou ou não, lá teremos essa informação. Através da solicitação da Certidão Negativa de Naturalização CNN.

Emissão da CNN, clique no link abaixo.

Certidão Negativa de Naturalização – CNN