Onde localizar os documentos

As certidões brasileiras encontram-se registradas nos cartórios de registro civil por todo o Brasil. Em 1º de Janeiro de 1889 entrou em vigor o Decreto Lei 9.886, que instituiu a obrigatoriedade do registro de nascimento, casamento e óbito em serventias cartorárias do Estado, assim o registro deixou de ser uma atribuição da igreja católica.

Desde então, todos as Cidades (Comarcas) brasileiras deveriam ter disponível, ao menos, um cartório de registro civil das pessoas naturais. Em grandes cidades foram destinados ofícios exclusivos apenas para os registros nos cartórios de registro civil, nas médias e pequenas cidades as serventias cartorárias iniciaram o acúmulo de funções, atendendo a diversas naturezas em apenas um ofício.

Atualmente, a lei que regulamenta as atividades dos cartórios de registro civil brasileiros é o Decreto de Lei nº 6.015 “Lei dos Registros Públicos”, que entrou em vigor em 31 de dezembro de 1973.

Antes de 1889 os registros se encontram em Igrejas e Dioceses, que registravam os atos.

Outras formas de busca de informações sobre os imigrantes são as bases de dados constantes nas certidões de desembarque dos Portos do Rio de Janeiro e São Paulo. Podemos também buscar informações através dos arquivos públicos brasileiros.

Seguem links dos Arquivos Públicos brasileiros que podem auxiliar em sua pesquisa.